TEM DÚVIDAS SOBRE ADUBAÇÃO?

Nós te ajudamos

 

 

 

Existe uma fórmula de adubo específica para orquídeas? 
Sim, hoje existe o Adubo Super Produção

Quais são os nutrientes mais importantes na fórmula do Adubo Super Produção
Os nutrientes mais importantes são: o nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), e também cálcio, magnésio, enxofre, cobre, boro, manganês, ferro, molibdênio e zinco. 

Onde a planta tem maior absorção dos nutrientes? 
A maior porcentagem de absorção do adubo pela planta se dá pelo sistema radicular, ou seja, pelas suas raízes. 

É correto fazer a adubação foliar numa planta? 
Não, mas se for usada uma dosagem homeopática, esta poderá deixar uma pequena contribuição na nutrição de uma planta. 

Pode-se usar a adubação foliar como a maneira mais eficiente de nutrição de uma orquídea? Qual parte a orquídea apresenta as maiores respostas às adubações? 
Não. Sem sombra de dúvidas que é pelo sistema radicular da planta – as raízes. 

Por que a planta deve ser adubada pelas raízes? 
O início do metabolismo da planta é pelas raízes, onde é o começo do processo de formação da seiva. A seiva é responsável pelo transporte das proteínas, aminoácidos, enzimas, nitratos, açucares etc., através do caule da planta, desde as raízes até as folhas e também todas as partes que as proteínas forem necessárias ao desenvolvimento das plantas. 

Qual é a maior função de um sistema radicular bem vigoroso de uma orquídea? 
Além da sustentação da planta, a maior função de um sistema radicular vigoroso é funcionar como uma bomba enviando mais nutrientes através da seiva para a parte superior da planta, e consequentemente tornando a planta mais vigorosa e produtiva. 
Para uma planta estar com a parte superior vigorosa, as raízes deverão estar também na mesma proporção de desenvolvimento. 

As adubações devem obedecer a um calendário? 
Sim, as adubações em orquídeas devem obedecer a um calendário de adubação. 

Qual é a importância de se adubar uma orquídea com regularidade? 
Como as plantas extraem os nutrientes que compõem a fórmula do adubo, e outra parte dos nutrientes são lixiviados pelas regas constantes, então de tempos em tempos é necessário repor esses nutrientes que foram extraídos. 

Aplicar o adubo e em seguida regar não vai lavar? 
A aplicação do adubo: primeiro é para que tenha uma melhor absorção pelas raízes que são porosas, em seguida regar pouco (sem lavar), mas não vai lavar o adubo, pois já infiltrou nas membranas que envolvem as raízes que atuam como esponja. 
Como o insumo necessário ao suprimento de uma orquídea é apenas uma pequena parcela quase ínfima, portanto, o adubo que fica armazenado nas membranas das raízes, já é suficiente para atender a demanda por nutrientes de uma planta, por um período de uns 30 dias. 
Se este procedimento for ao inverso, ou seja, regar antes da aplicação do adubo, este poderá escorrer e, com isto, perde-se quase todo o serviço de adubação, sendo que o objetivo maior que é a nutrição das plantas não será almejado. 
Obs: as epífitas tem as raízes mais porosas e vivem sobre outra planta (ou habitat). Já tem outras plantas que para a sua sobrevivência necessitam de usar como meio de cultura o substrato (ou solo). 

Como é a fisiologia de uma orquídea com referencia à nutrição. 
A maior porcentagem do suprimento de uma planta vem através do sol, do ar e da água. Apenas uma pequena parcela é que vem da nutrição, mas é daí que elas obtêm a grande diversidade de elementos importantes ao seu desenvolvimento. 
Os insumos necessários para que as plantas cresçam sadias, é composta por uma porcentagem de água, uma pequena parte é a fotossíntese que as produz e por último apenas uma pequena parcela quase ínfima é fornecida pelos nutrientes provenientes da adubação. 

Há alguma eficiência ao fazer alguma complementação após a adubação com macro e micro nutrientes? 
O Adubo Super Produção tem na sua formulação inicial todos os macros e micro nutrientes na dosagem exata com um complexo cálculo matemático. Como a reposição posterior às adubações com outros elementos é empírica, é bem provável que não se consiga suprir estes elementos na exatidão das necessidades das plantas, somente partes. 

A adubação pode ser suspensa durante o período de florada de uma orquídea? 
De maneira alguma podem ser suspensas as adubações. Pois se foram suspensas, as plantas deverão apresentar sinais de que estão debilitadas nas próximas florações. 

É verdade que é necessário usar um adubo para o desenvolvimento da planta e outro adubo para a floração? 
Não. O adubo ideal deverá atender a todos os estágios de desenvolvimento de uma planta, pois, desde o início de sua formulação deverá ter todos os nutrientes essenciais reunidos numa única fórmula, prontos e totalmente assimiláveis às plantas. 

Quais são as características marcantes do Adubo Super Produção? 
A formulação deste novo adubo é para que se chegue aos seguintes resultados: 

  • Rápido alastramento das raízes
  • Ótimo desenvolvimento vegetativo
  • Melhora a sanidade da planta
  • Ativação da floração precoce
  • Aumento na quantidade de botões florais
  • Avivamento na nitidez das flores 
  • Maior longevidade das flores e da planta em si